terça-feira, junho 16, 2009

A Artesania também foi assim...

“Artesania” foi este o nome dado a mais um evento organizado pela Associação Juvenil de Intervenção Cultural (AJIC). Artesania, feira de artesanato urbano, decorreu nos dias 23 e 24 de Maio no Parque Multiusos, associada a toda a logística da Mini e da Meia maratona.
Os artesãos participantes eram maioritariamente da cidade de Peso da Régua, mas também de Vila Real, Alfena e Vila Nova de Gaia. Os trabalhos expostos variaram entre: bijuteria, trabalhos em feltro, em pele, em madeira, découpage, bordados e também produtos naturais.
Este tipo de iniciativas, nas palavras de Mónica Coutinho, presidente da associação, “mostram que há cada vez mais artesãos em Peso da Régua e que é importante divulgar e apoiar o artesanato, muito dele, única fonte de rendimento. “É também uma forma de desenvolver o turismo na região e o gosto pelos produtos autóctones”.
Esta feira de artesanato é mais uma das formas que esta associação juvenil encontra para promover e dinamizar a região culturalmente.
O vídeo acima, elaborado por um elemento da associação, mostra toda a envolvente que ocorre neste tipo de iniciativas. Desde a preparação do espaço e da exposição dos produtos, até às brincadeiras propícias nesses ambientes.
Este tipo de acções quando associadas ao desporto, como aconteceu com a mini e a meia maratona, elevam ao máximo o anseio em superar todas as expectativas e de continuar. Como referiu a atleta olímpica, Rosa Mota, “desporto não é só saúde, é turismo e é cultura”.

Sem comentários: