terça-feira, março 17, 2009

Nós vamos lá estar!!! E já voltamos!!!



Decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, no fim-de-semana de 21 e 22 de Março, o 10º ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis. Considerado o evento do ano para as associações de Portugal, o encontro reuniu associações de todos os distritos do continente e ilhas abrangendo cerca 1400 participantes, permitindo o conhecimento entre dirigentes, troca de contactos e intercâmbios de experiências. Paralelamente decorreram seminários e workshops sobre temas de interesse para o associativismo juvenil, nomeadamente Cidadania, Igualdade de Género e não Discriminação, Vivências Europeias, Marketing Associativo e os novos Programas de Apoio ao Associativismo do Instituto Português da Juventude.
A Associação Juvenil de Intervenção Cultural do Peso da Régua esteve presente pelo terceiro ano consecutivo no evento nacional e juntamente com a Associação Juvenil de Escariz - Chaves, representou o distrito de Vila Real. Apesar de uma representação pouco significativa se comparada com outros distritos, denota-se que muitos seguem as actividades da AJIC, sendo referida como uma das mais dinâmicas e criativas do Norte de Portugal por vários representantes das Federações Distritais.
Esta iniciativa esteve incluída na SPOT – Feira da Juventude, juntamente com a Mostra de Jovens Criadores que este ano contou com a presença de artistas dos países de Língua Oficial Portuguesa. A animação esteve a cargo da Antena 3 que proporcionou aos participantes momentos de pura energia ao som dos ritmos de peixe:avião e Deolinda, seguidos do Dj da casa, Dj the Fox.
A sessão de encerramento esteve a cargo do Presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis, Dr. Luís Alves, Presidente do Instituto Português da Juventude, Dra. Helena Alves, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias e o Ministro da Presidência, Dr. Pedro Silva Pereira, apelando em uníssono à participação juvenil nas Políticas Locais de Juventude.
A AJIC agradece à CMPR a disponibilização do transporte para o evento.

Sem comentários: