terça-feira, maio 02, 2006

I Encontro de Jovens Artesãos da Região Norte - 23, 24 e 25 de Abril de 2005






A ideia de um Encontro de Jovens Artesãos surgiu da necessidade de divulgação e incentivo às práticas artesanais quase inexistentes ou em risco de extinção na nossa região. Vivemos numa zona considerada Património da Humanidade pela UNESCO, onde se deve valorizar o Património que é a nossa identidade, a nossa história. O artesanato surgiu-nos como uma das alternativas a promover, justificando-se este facto pela crescente presença de turistas e visitantes na cidade do Peso da Régua.

Este encontro teve como principais objectivos:
- promover o artesanato e a sua criação nas camadas mais jovens do concelho;
- apresentar novos artesãos à comunidade;
- promover o artesanato típico e urbano;
- ser um local de troca de experiências a nível de técnicas/vivências;
- ser um centro de reflexão sobre o futuro do artesanato.

Durante o período do Encontro decorreu uma feira/exposição de trabalhos com trabalho ao vivo de cada artesão no edifício da Real Companhia Velha, havendo a oportunidade de experimentação das técnicas por parte dos visitantes em cada expositor. É importante referir que o principal objectivo do Encontro foi o convívio e a troca de experiências entre os jovens artesãos, facto que se verificou tendo-se criado laços de amizade e partilha com todos os participantes.
Estiveram representados os seguintes concelhos: Peso da Régua, Lamego, Tabuaço, Chaves, Esposende, Valongo, Alijó, Santa Marta de Penaguião e Vila Real, num total de 13 jovens artesãos e a participação especial da ARDAD.
Os jovens participantes tiveram a oportunidade de conhecer os sabores e cheiros do Douro na visita à Quinta de Santo António de Adorigo –
www.quintasantoantonio.pt – e descobrir o fascínio da navegabilidade no Douro na viagem gentilmente oferecida pelo IPTM.
Ficam algumas das imagens de um encontro que no próximo ano se irá repetir.


2 comentários:

Anónimo disse...

Este Fim-de-semana foi... GRANDE.

Anónimo disse...

Esta foi sem dúvida a melhor actividade da AJIC. Parabéns!